Variação linguística no livro didático de português ALP - 4º Ciclo

Autores

  • Silvio Ribeiro Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v8i8.845

Resumo

Neste artigo, apresento como é abordada a variação lingüística nas atividades de interpretação de textos propostas pelo livro didático ALP destinado à 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Minha abordagem é feita tendo em vista as orientações dadas pelo PCN de Língua Portuguesa no que se refere ao tratamento que deve ser dado à variação lingüística na sala de aula de língua materna. Além disso, sigo orientações teóricas de Travaglia (1997), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2003), dentre outros. Os resultados evidenciam uma mínima abordagem da variação lingüística no livro em questão, bem como um excessivo número de propostas de reescrita com correção, o que acaba por não ampliar a competência comunicativa do aluno.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA SILVA, S. R. Variação linguística no livro didático de português ALP - 4º Ciclo. Ideação, [S. l.], v. 8, n. 8, p. p. 137–155, 2000. DOI: 10.48075/ri.v8i8.845. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/845. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Comunicações