Educação e trabalho: laços e percalços

Autores

  • Marília Faria de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v8i9.854

Resumo

Este artigo foi elaborado com o objetivo de subsidiar o início de estudos a pesquisadores iniciantes no conhecimento das relações entre educação e trabalho, ou, auxiliar outros interessados na revisão histórica do tema proposto. As questões referentes ao binômio educação e trabalho, têm estado mutuamente relacionadas, através da História da Humanidade, modificando-se de acordo com a ideologia dominante em cada época histórica e em cada grupo social. O problema aqui colocado está posto em compreender: como e por que essas duas categorias – educação e trabalho – têm se relacionado historicamente em necessária aproximação e, ao mesmo tempo, em constantes contraposições. Para efeito didático, foi feita uma análise histórica dessas relações em quatro pontos: 1º. “Comunismo Primitivo”; 2º. Dominação e Submissão; 3º Modernidade: ênfase no conhecimento letrado; 4º. Pós-modernidade: um turbilhão de incertezas. A reflexão foi concluída com algumas constatações e sugestões.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE MIRANDA, M. F. Educação e trabalho: laços e percalços. Ideação, [S. l.], v. 8, n. 9, p. p. 39–57, 2000. DOI: 10.48075/ri.v8i9.854. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/854. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos