Liberdade e educação: compreendendo (im)possibilidades e limites

Autores

  • Cláudia Regina Costa Pacheco
  • Nadia Beatriz Casani Belinazo
  • Jorge Luiz da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v8i9.857

Resumo

Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre os sentidos e significados da liberdade e seus entrelaçamentos com a educação. Diante disso, fez-se necessário refletir sobre as (im)possibilidades e limites de uma educação para a liberdade. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, aliada a metodologia da História Oral, na modalidade História Oral Temática. Foram entrevistados professores de escolas públicas e particulares na cidade de Santa Maria-RS-Brasil. Este estudo foi dividido em quatro partes. A primeira analisa os sentidos e significados da liberdade. A segunda parte destaca as liberdades limitadas, que são comumente percebidas no campo educacional. A terceira parte reflete sobre a liberdade e a democracia. A quarta e última parte, finaliza o trabalho enfatizando a educação para a liberdade, o diálogo, o comprometimento e a responsabilidade.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

PACHECO, C. R. C.; BELINAZO, N. B. C.; DA CUNHA, J. L. Liberdade e educação: compreendendo (im)possibilidades e limites. Ideação, [S. l.], v. 8, n. 9, p. p. 93–106, 2000. DOI: 10.48075/ri.v8i9.857. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/857. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos