Eixo da reflexão, conhecimentos linguísticos, análise linguística ou... ensino de gramática: o que propõem os PCNS

Autores

  • Daniela Manini

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v8i9.861

Resumo

Este ensaio traz algumas considerações sobre as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa – 3º e 4º ciclos, para a abordagem dos objetos de ensino de gramática. Traçamos as sugestões metodológicas dadas pelos referenciais, assim como as concepções sobre língua, linguagem e ensino-aprendizagem que lhes servem de base. Trata-se de um trabalho inicial dentro de um projeto de pesquisa que pretende investigar como os livros didáticos de Língua Portuguesa, produzidos após as avaliações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a elaboração dos PCNs, podem contribuir para a formação docente em direção a uma prática mais reflexiva e menos transmissivo-prescritiva para o trabalho com os objetos de ensino de gramática.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MANINI, D. Eixo da reflexão, conhecimentos linguísticos, análise linguística ou... ensino de gramática: o que propõem os PCNS. Ideação, [S. l.], v. 8, n. 9, p. p. 153–160, 2000. DOI: 10.48075/ri.v8i9.861. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/861. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios