O esverdeamento da jurisprudência: um estudo entre o caso da costa dos corais do Brasil e a grande barreira de recifes de corais da Austrália

The greening of jurisprudence: a study case between costa dos corais in Brazil and the australian great barrier reefs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.29987

Resumo

O objeto de estudo aborda esverdeamento da jurisprudência decorrente da proteção ambiental e dos direitos humanos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, percorrendo sua (in) aplicabilidade sobre a Costa dos Corais do Brasil e a Grande barreira de recifes de corais da Austrália. A investigação foi feita com os métodos indutivo e sistemático por meio de análise jurisprudencial, normativa e documental. A tutela do meio ambiente e dos direitos humanos formam a via reflexa, surgindo o esverdeamento da jurisprudência quando a justiça ultrapassa o ser humano como ponto central de respaldo. Na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais no Brasil houve a proteção ambiental voltada ao uso sustentável da área pelos humanos em caso de dano ambiental, abrangendo o antropocentrismo. No caso da Grande barreira de recifes de corais da Austrália a justiça se deu pela proteção dessa área em prol dos direitos da natureza, abarcando o ecocentrismo, demonstrando a importância de Tribunais Ambientais.

Biografia do Autor

Filipe Bellincanta de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Master in Territorial Planning and Socio-Environmental Development at Santa Catarina State University - UDESC. Member at International Center for Comparative Environmental Law, Limoges University, France. Specialist in Sustainable Management and Environment at Pontifical Catholic University of Paraná -PUC-PR. Bachelor of Law at Vale do Itajaí University - UNIVALI.

Letícia Bellincanta de Souza

Specialist in Public Law at the Federal Judiciary School of Paraná - ESMAFE. Specialist in Constitutional Law Damásio de Jesus Educational Center. Bachelor of Laws at Curitiba Center University – UNICURITIBA

Downloads

Publicado

12-07-2023

Como Citar

BELLINCANTA DE SOUZA, F. .; BELLINCANTA DE SOUZA, L. O esverdeamento da jurisprudência: um estudo entre o caso da costa dos corais do Brasil e a grande barreira de recifes de corais da Austrália: The greening of jurisprudence: a study case between costa dos corais in Brazil and the australian great barrier reefs. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i1.29987. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/29987. Acesso em: 2 maio. 2024.