UMA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DO LIVRO TRAGÉDIA EM MARIANA – SERRA CRISTINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.30153

Resumo

O livro jornalístico publicado em 2018 pela jornalista e escritora Cristina Serra, sobre o desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundão no dia 05 de novembro de 2015 em Minas Gerais. O livro, rico em detalhes de uma escritora que cobriu o desastre como jornalista à época dos fatos, contém um compilado jornalismo investigativo com toques de um estudo sociológico, entrevistas com os principais atores dos pós rompimento e com pessoas comuns das comunidades atingidas dão ao livro uma riqueza de detalhes suficientes para realizarmos aqui uma análise baseada no conceito da imaginação sociológica. Esta imaginação levou a um olhar pautado no histórico de exploração dos recursos naturais na região, histórico este que permite uma nova reflexão das causas do desastre. Nesse novo enfoque é possível ver que as causas do desastre relatadas no livro da Cristina Serra não são a fonte por si só, mas sim culminaram no clímax de um conjunto de causas iniciadas no Brasil colonial perpetuadas e adaptadas através dos séculos, que no ano de 2013 deram causa ao maior desastre ambiental do Brasil.

Biografia do Autor

Natanael Ronerson Kovalski, Universidade Federal Fluminense

Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, possui graduação Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Especializações em Direito Militar; Segurança do Trabalho; Engenharia de Segurança de Contra Incêndios e Pânico e Engenharia Geotécnica. É Bombeiro Militar Especialista em Operações de Busca e Salvamento, bem como em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, atualmente é mobilizado do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Tem experiência na área de Segurança Pública e Defesa Civil, com vasta experiência no atendimento a desastres, tendo atuado em duas Missões Internacionais de Ajuda Humanitária do governo Brasileiro: Moçambique 2019 após ciclones Idai e Kenneth; Haiti 2021 após Terremoto de magnitude 7,2.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

KOVALSKI, N. R. UMA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DO LIVRO TRAGÉDIA EM MARIANA – SERRA CRISTINA. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 1–14, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i3.30153. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/30153. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos