Prática de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na Educação Basica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32259

Resumo

Resumo: A educação ambiental é um assunto importante, mas de abordagem ainda limitada no contexto escolar. Analisando ideias para superar esta limitação, relatamos aqui uma experiência de aplicação de projeto extensionistas em sala de aula, buscando um enfoque abrangente que vincule os conceitos de destinação de resíduos sólidos à sensibilização para importância da conservação da natureza, mostrando as diferenças e formas adequadas de destinação. A atividade foi realizada no Colégio Senador Corrêa, em Ponta Grossa, PR, com alunos do 1º ano do ensino médio, que estão iniciando o caminho para a vida adulta. Por meio de pesquisa sobre o tema, elaborou-se uma atividade que permitisse encaixe no real cotidiano dos alunos, com relevância para suas vidas, buscando a mudança de comportamentos. Trazendo conteúdos e exemplos a serem relacionados em suas vidas, foi possível de uma forma interativa com a turma, a absorção do conteúdo e em forma de perguntas por meio do kahoot, assim eles conseguiriam aplicar o conhecimento adquirido e direcionar fora de sala, isso fez com que as diferenças sociais fossem expostas. Assim, o entendimento dentro de sala de aula foi expandido não apenas para questões ambientais, mas para o contexto socioambiental.

Palavras-chave: Conservação da Natureza; Destinação correta; Reciclagem;

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Publicado

21-12-2023

Como Citar

SOUSA, H.; SABRES MANRIQUE SABATINI, K.; SALAMUCHA, L. A.; ALANA PEDROSO, N.; MARIS ORTH RITTER ANTIQUEIRA, L. Prática de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na Educação Basica. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32259. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32259. Acesso em: 1 maio. 2024.