Fontes de Água e Qualidade do Solo em Área Irrigada para Produção do Café Robusta (Coffea conephora) na Região Amazônica: Estudo de Caso na Bacia Hidrográfica do Rio São Miguel do Guaporé – RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32318

Resumo

O presente trabalho intenta caracterizar as fontes e demandas por água em propriedades produtoras do café robusta localizadas na bacia hidrográfica do Rio São Miguel do Guaporé – RO, e analisar a qualidade do solo. Foi realizado levantamento de banco de dados de empresa de assessoria técnica, mediante formalização de solicitação para identificação das características da produção e irrigação, bem como, a amostragem de solo em 20 propriedades, e avaliados os parâmetros: Areia, Silte, Argila, Ca, Mg, Al, Ph, K, P.  A irrigação das lavouras de café na bacia hidrográfica ocorre entre os meses de julho a setembro e cerca de 70% das águas utilizadas para irrigação são provenientes de represas. O pH variou de 3,8 a 6,6 e70% das amostras apresentou resultado dentro do limite estabelecido por Souza e Lobato (2004). Ao ser classificado quanto ao teor de fósforo, levando em consideração a porcentagem de argila, 64 % dos solos das propriedades em estudo possuem um valor muito baixo. Entre as amostras analisadas na Bacia do Rio São Miguel, somente 4 apresentaram valor de K dentro do valor médio desejável. O Cálcio das amostras avaliadas variou entre 0,4 a 3,7 cmolc/dm³, de modo que 40% das propriedades produtoras de café apresentaram resultados bons para as concentrações de Cálcio e 35% apresentaram valores dentro de valores médios recomendados. Os resultados obtidos poderão agregar conhecimento técnico sobre a bacia do rio São Miguel do Guaporé, auxiliando na gestão sustentável do solo e das águas.

Palavras-Chave: Análise de solo. Cafeicultura. Agricultura familiar. Conservação do solo. Desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

26-12-2023 — Atualizado em 21-03-2024

Versões

Como Citar

DOS SANTOS CRUZ, A.; REIS DE ANDRADE, N. L. Fontes de Água e Qualidade do Solo em Área Irrigada para Produção do Café Robusta (Coffea conephora) na Região Amazônica: Estudo de Caso na Bacia Hidrográfica do Rio São Miguel do Guaporé – RO. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32318. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32318. Acesso em: 2 maio. 2024.