A Educação Ambiental e a avalição diagnóstica
Os resultados em Ciências da Natureza na 3ª edição da Prova Paraná 2023
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i1.34181Resumo
O presente artigo analisa a eficácia do trabalho com a Educação Ambiental nas escolas por meio da Prova Paraná, avaliação diagnóstica aplicada nas escolas das redes municipais e estaduais de educação do estado. A fundamentação teórica desta pesquisa pautou-se na análise do desempenho dos estudantes em temas de Educação Ambiental nos itens de Ciências da Natureza da terceira edição da prova em 2023. Foram avaliados itens distribuídos entre os componentes curriculares de Ciências e Biologia. Em Ciências, o índice geral de acertos foi de 53%, enquanto em Biologia foi de 40%. Os resultados mostram que conteúdos relacionados a doenças veiculadas pela água, ar e solo obtiveram melhores índices de acerto, enquanto itens sobre poluição e relações ecológicas apresentaram maiores dificuldades. A pesquisa conclui que, para melhorar o aprendizado, é necessário focar mais nas temáticas de poluição, relações ecológicas e impactos ambientais, pois estes apresentaram maiores desafios para os estudantes. Estes resultados são fundamentais para orientar ações pedagógicas que promovam uma Educação Ambiental mais efetiva e integrada ao currículo escolar, visando a formação de cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades socioambientais.
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