E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE: RELAÇÕES DIALÓGICAS EM UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA MARCA O BOTICÁRIO
Palavras-chave:
dialogismo, propagandas, contos de fadasResumo
Para Bakhtin, a unidade textual acontece pelo amplo e complexo quadro de relações de valores humanos que presidem a atividade de produzi-la. Assim, o discurso é sempre resultado de entrecruzamentos com outros textos, daí o aspecto coletivo do “eu”, marcado por outras vozes que se mesclam no discurso. Com base nisto, o objetivo deste trabalho é desvendar o diálogo, concretizado na estilização, que a campanha publicitária escolhida mantém com alguns contos de fadas conhecidos. A fundamentação teórica serão as descobertas e reflexões de Bakhtin (1997; 1998; 2011) sobre o caráter dialógico da linguagem, e os estudos de pesquisadores da sua obra, tais como Brait (2005; 2010), Fiorin (2006a; 2006b), dentre outros. A metodologiade pesquisa consistiu,à luz do conceito bakhtiniano de dialogismo, na leiturae na busca das relações dialógicas entre os textos e dos traços estilísticos da propaganda em relação aos contos infantis. Como resultado, alcançou-se a confirmação de que a propaganda é sempre memória de outros textos pelo seu caráter intertextual e interdiscursivo. Assim, quando o emissor criou a campanha a partir de vozes já conhecidas, despertou expectativa no receptor, com o qual travará um diálogo que, consequentemente, gerará uma réplica. No caso, o interesse do receptor pelo produto anunciado.
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