INTERDISCURSO, PRÉ-CONSTRUÍDO E EFEITOS DE SENTIDO NA PUBLICIDADE
Agências de fomento
Palavras-chave:
Discurso, Sujeito, Redação Publicitária, Práticas DiscursivasResumo
Este estudo é resultante de observações e reflexões que não são, e nem pretendem ser, oriundas de uma única área do conhecimento científico, ou de certos conjuntos determinados de disciplinas orientadas por um campo específico do saber. Aqui, cinco pontos (embora díspares) se cruzam e se completam na questão da (re)produção de práticas discursivas publicitárias. Os dois primeiros tratam dos encaminhamentos e percursos teóricos relativos ao desenvolvimento de conceitos fundamentais da Análise de Discurso de linha francesa. O terceiro ponto busca fazer uma aproximação teórica entre questões do discurso e de técnicas de redação publicitária. Na sequência, a partir de um estudo de caso particular, são tecidas algumas análises discursivas. E, por fim, na seção Apontamentos sobre Redação Publicitária a partir do discurso, apresenta-se um conjunto de considerações a respeito da problemática de se compreender a redação publicitária enquanto prática discursiva a partir da perspectiva da teoria materialista do discurso.Downloads
Publicado
16-12-2015
Como Citar
CARMO, A. A. INTERDISCURSO, PRÉ-CONSTRUÍDO E EFEITOS DE SENTIDO NA PUBLICIDADE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 34, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11702. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: ESTUDOS DOS DISCURSOS: GESTOS ANALÍTICOS DE DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.