Política Linguística Para o Ensino do Italiano em Contexto de Imigração
Palavras-chave:
língua italiana, política linguística, Vale do Itajaí, SC.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o movimento de elaboração e implantação de uma política linguística para o ensino do italiano em antiga zona de imigração italiana no Vale do Itajaí, SC. Os dados para discussão são provenientes de uma pesquisa mais abrangente, de cunho qualitativo. Para este artigo, foram selecionados registros dos enunciados de um professor efetivo de italiano, que atua na rede pública do município foco da pesquisa e anotações de campo. Por meio de uma entrevista semiestruturada, o referido professor discorreu sobre o lugar das línguas no contexto estudado. Os dados são analisados a partir do viés teórico da Linguística Aplicada, no âmbito das políticas linguísticas, em diálogo com a Educação, no tocante à escolarização em contextos de línguas minoritárias. Depreende-se, com a discussão, que a questão do reconhecimento da língua de imigração, como disciplina no currículo escolar, tem acontecido por meio de movimentos locais de instituição de uma política linguística a favor da língua de imigração, reconhecendo-a como uma língua de cultura. Como contribuições, os resultados da pesquisa oferecem subsídios para se (re)pensar a educação que tem sido oferecida em contextos interculturais e a educação linguística na formação inicial e contínua de professores.
http://dx.doi.org/10.5935/1981-4755.20170026
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