LICENCIATURA EM LETRAS: A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURRÍCULO E AS PERSPECTIVAS DOS LICENCIANDOS

Autores

  • Andréa Cristina Gomes Monteiro
  • Ricardo Inocêncio Pereira
  • Marcia Regina Selpa Heinzle

Palavras-chave:

Licenciatura em Letras, Currículo, Docência

Resumo


Este artigo aborda as propostas curriculares de dois cursos de Letras de uma universidade pública municipal do estado de Santa Catarina que oferta as habilitações em Alemão e Português/Inglês. O objetivo da pesquisa é analisar a formação docente no currículo de Letras e as perspectivas dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras-Alemão e Português/Inglês. O corpus, composto pelas matrizes curriculares, pelos ementários dos cursos e pelos dados obtidos através de um questionário aplicado a acadêmicos dos respectivos cursos, foi analisado por meio da análise textual discursiva. A partir deste estudo constata-se que, apesar da busca pela articulação teoria e prática presente no currículo dos cursos de Letras, são priorizados os conhecimentos específicos da área. Este desequilíbrio destaca-se como aspecto importante a ser aperfeiçoado quanto à formação docente nos cursos.

http://dx.doi.org/10.5935/1981-4755.20170002

 

 

Biografia do Autor

Andréa Cristina Gomes Monteiro

Mestranda em Educação-FURB; Graduada em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa;  Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira; Professora do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú.

Ricardo Inocêncio Pereira

Mestrando em Educação - FURB (Bolsista UNIEDU/FUMDES); Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa e Língua Espanhola; Especialista em Metodologias Inovadoras no Ensino da Língua Portuguesa e Literatura; Professor da Rede Estadual de Santa Catarina.

Marcia Regina Selpa Heinzle

Doutora em Educação-UNICAMP; Mestre em Educação- FURB; Graduada em Pedagogia; Professora do PPGE/ME – FURB.

Downloads

Publicado

02-06-2017

Como Citar

GOMES MONTEIRO, A. C.; PEREIRA, R. I.; SELPA HEINZLE, M. R. LICENCIATURA EM LETRAS: A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURRÍCULO E AS PERSPECTIVAS DOS LICENCIANDOS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 18, n. 39, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20170002, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/16392. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: "DESAFIOS E CONFLITOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LETRAS”