Development of Natural Language Processing based Communication and Educational Assisted Systems for the People with Hearing Disability in Myanmar

Autores

  • Swe Zin Moe1
  • Ye Kyaw Thu2
  • Hlaing Myat Nwe1
  • Hnin Wai Wai Hlaing1
  • Ni Htwe Aung3
  • Khaing Hsu Wai1
  • Hnin Aye Thant1
  • Nandar Win Min1
Agências de fomento

Resumo

Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TICs) fornecem às pessoas com deficiência uma melhor integração, tanto social quanto economicamente, em suas comunidades, apoiando-os no acesso à informação e ao conhecimento, situações de ensino-aprendizagem, comunicação pessoal e interação. Nosso objetivo com esse trabalho tem sido desenvolver sistemas que proporcionem aos surdos meios que lhes permitam se comunicar com maior fluidez e ao mesmo tempo receberem assistência educacional adequada, usando o Processamento de linguagem natural (PNL). Neste artigo, apresentamos o corpus para a linguagem de sinais de Mianmar (MSL), um sistema de Tradução de Máquina (MT) entre a língua de sinais de Mianmar (MSL), o texto escrito em Mianmar (MWT) e Myanmar SignWriting (MSW), dois layouts de teclado para uso com o sistema Mianmar SignWriting, desenvolvimento de um dicionário para MSL, além de um sistema de classificação “Myanmar Fingerspelling Image”. Acreditamos que o resultado desta pesquisa é útil não apenas para fins educacionais, mas também para o estabelecimento de uma melhor interface entre surdos e ouvintes.

Biografia do Autor

Swe Zin Moe1

Docente do Colegiado de Letras. Unioeste - Campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

29-01-2020

Como Citar

ZIN MOE1, S.; KYAW THU2, Y.; MYAT NWE1, H.; WAI WAI HLAING1, H.; HTWE AUNG3, N.; HSU WAI1, K.; AYE THANT1, H.; WIN MIN1, N. Development of Natural Language Processing based Communication and Educational Assisted Systems for the People with Hearing Disability in Myanmar. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 48, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23941. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: LÍNGUAS DE SINAIS – CONQUISTAS E DESAFIOS