Pesquisas no Brasil Sobre A Prática de Análise Linguística de Base Dialógica

Autores

  • Rodrigo Acosta-Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Debas dos Santos-Clerisi Universidade Federal de Santa Catarina
Agências de fomento

Palavras-chave:

Bakhtin e o Círculo, Prática de análise linguística, Pesquisas no Brasil

Resumo

Frente aos desafios propostos ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, têm surgido, na última década, estudos voltados ao ensino de conhecimentos linguísticos à luz da linguagem como um fenômeno interacional. Desse entendimento, consolida-se a prática de análise linguística (PAL), proposta por Geraldi em 1984, integrada às práticas de leitura e de produção de textos. A partir daí, no âmbito científico-acadêmico, diversas pesquisas têm sido direcionadas a esse tema, buscando compreender essa perspectiva para o ensino de Língua Portuguesa, tanto no que diz respeito à teoria quanto no que se refere à metodologia e à prática didático-pedagógica. Dentre as diferentes bases epistemológicas que são pano de fundo dessas discussões, está a filosofia da linguagem firmada por Bakhtin e o Círculo. Fundamentadas nessa filosofia, diversas investigações, em especial no âmbito da Linguística Aplicada, voltam seus olhares para a PAL com viés dialógico. Reconhecendo a importância do desenvolvimento de estudos nessa temática específica, este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica, de cunho quantitativo, para a verificação de trabalhos científicos sobre a PAL sob a perspectiva dialógica da linguagem publicados no Brasil. Para tanto, realizamos um levantamento dos resultados obtidos a partir da pesquisa com o termo prática de análise linguística, como primeiro recorte, em três bases de dados. Não houve recorte temporal. A partir daí, são analisados os resultados tomando como segundo recorte os estudos que têm base teórica na perspectiva dialógica da linguagem, a partir dos escritos de Bakhtin e do Círculo.

Biografia do Autor

Rodrigo Acosta-Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-doutorado em Linguística Aplicada pela PUCSP. Atualmente, é professor adjunto no Departamento de Línguas e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Gabriela Debas dos Santos-Clerisi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Área de concentração das pesquisas: Linguística Aplicada / Linha de pesquisa: Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa

Referências

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Publicado

19-06-2020

Como Citar

ACOSTA-PEREIRA, R.; SANTOS-CLERISI, G. D. dos. Pesquisas no Brasil Sobre A Prática de Análise Linguística de Base Dialógica. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 49, p. 4755.20200008, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24131. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE