A música como instrumento de protesto: uma leitura da canção Saga da Amazônia
Palavras-chave:
Protesto, Música, AmazôniaResumo
O presente trabalho propõe uma análise da letra da canção Saga da Amazônia, de autoria do compositor paraibano Vital Farias (1982), levando em consideração as características poéticas apresentadas por ela, bem como o contexto cultural utilizado para a criação de sua letra. Procurar-se-á também refletir sobre o desmatamento da Amazônia e seus efeitos para a população local. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, tendo como principal referencial teórico Antônio Cândido (1996) que discorre sobre a estrutura analítica do poema. O artigo conta com três seções. Na primeira delas, será trabalhada a temática do protesto no contexto musical, com exemplos de canções que questionam a situação vigente. A segunda seção tratará de algumas considerações sobre a escrita de Saga da Amazônia, especialmente sobre os trabalhos publicados sobre a canção e a linha de análise. A última seção é dedicada à análise propriamente dita da supracitada canção. Ressalta-se, por fim, a amplitude e a complexidade da música amazônica, entendendo que são necessários outros estudos a respeito dessa música, especialmente sobre Saga da Amazônia pois nela é possível vislumbrar o protesto do seringueiro amazônico frente à destruição da floresta por forasteiros interessados apenas em fins lucrativos.
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