Literatura Étnica Norte-Americana

Autores

  • Loiva Salete Vogt Doutoranda do PPG em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Literaturas de Língua Inglesa (UFRGS). Docente do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz (Fomento interno). O presente trabalho foi realizado com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). https://orcid.org/0000-0001-7984-6962

Palavras-chave:

Literatura étnica norte-americana, estereótipos, Oriente.

Resumo


Há uma crescente necessidade de reflexão sobre formas de exclusão e encarceramento de sujeitos através do modo como são representados em contextos históricos e em universos ficcionais. Analisar questões referentes a gênero e etnia na literatura contemporânea tem sido pertinente no universo da Literatura Comparada. Nesse sentido, questiona-se a respeito das formas em que a literatura norte-americana apresenta as consequências do impacto traumático do Onze de Setembro na sua cultura através de narrativas produzidas por autores provenientes do Oriente Médio. Destaca-se a construção de uma imaginário para o que vem a ser o Oriente. Nesse contexto, o presente artigo atende a uma necessidade de análise de obras literárias escritas por imigrantes do Oriente Médio residentes nos Estados Unidos sob o viés da Literatura Comparada.  Os romances: The Kite Runner (2003) de Khaled Hosseini  e Once in a Promised Land (2007) de Laila Halaby foram selecionados pois evidenciam a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre o modo como reafirmam ou questionam o binarismo da cultura ocidental que coloca o Oriente em oposição ao Ocidente, incluindo imposições de gênero, barreiras de classe social e etnia, tendo o estudo da alteridade como foco. A fundamentação teórica está baseada nos Estudos Culturais e Pós-coloniais, tendo como referencial os teóricos Edward Said e Homi Bhabha. Como resultado parcial da pesquisa, observa-se o modo em que a primeira obra reafirma estereótipos orientalistas, enquanto a segunda questiona as projeções ideológicas que permeiam a formação desses estereótipos. Outrossim, percebe-se que ambas as narrativas abordam os traumas de seus protagonistas, sugerindo divergentes formas de lidar com as situações traumáticas.

Biografia do Autor

Loiva Salete Vogt, Doutoranda do PPG em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Literaturas de Língua Inglesa (UFRGS). Docente do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz (Fomento interno). O presente trabalho foi realizado com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Doutoranda de Literatura Comparada da UFRGS, Mestre em Letras e Licenciada em Letras: Português, Inglês e Literatura pela mesma universidade. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Feliz (Fomento interno).O presente trabalho foi realizado com apoio doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). 

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexes sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

DERRIDA, Jaques. Margens da Filosofia. Tradução de Joaquim T. Costa e Antônio Magalhães. Campinas: Papirus, 1991.

HALABY, Laila. Once in a Promised Land. Boston: Beacon Press. 2007.

_____. Bio. Boston: Beacon.org. Disponível em: <http://lailahalaby.net/bio/ Acesso em: 04 abr. 2017.

HOSSEINI Khaled. The kite Runner. New York: Penguin. 2003.

_____. O Caçador de Pipas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2003.

SAID, Edward. Covering Islam: How the Media and the Experts Determine How We See the Rest of the World. New York: Random House. 1997.

_____. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

____________. Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1978.

THE KHALED HOSSEINI FOUNDATION. Biography. San Jose, California. 2006. Disponível em: <http://khaledhosseini.com/books/and-the-mountains-echoed/discussion-questions>. Acesso em 03 de abril de 2017.

VOGT, Loiva S. The Kite Runner e Once in a Promised Land: Esteriótipos do Oriente e a Literatura Étnica Norte-americana. In: ARAÚJO-SILVA, Gisvaldo B. (Org.) Anais do I e II Seminários Internacionais da ABRALITEC. Ouro Preto: IFMG, 2020, p.83-90.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

VOGT, L. S. Literatura Étnica Norte-Americana. Línguas &amp; Letras, [S. l.], v. 22, n. 52, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/27102. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ PARTE II - Abordagens críticas (pós) decoloniais na literatura, no ensino e na cultura