OS DISCURSOS ANTAGÔNICOS QUE CONSTITUEM JAIR BOLSONARO E A OMS NO DECORRER DA COVID-19
Resumo
Este estudo, de cunho teórico-analítico, é ancorado à Análise de Discurso de perspectiva pecheutiana e busca identificar como os discursos que constituem o sujeito presidente Jair Bolsonaro e a Organização Mundial de Saúde (OMS) significam a Covid-19. Para tanto, debruçamos de teorias de Pêcheux (1995; 1997; 1999), Ferreira (2000; 2001; 2007), Orlandi (2000). Nosso dispositivo analítico é o Facebook devido a sua grande acessibilidade, e as Fanpages que constroem nossos corpora são a do G1 (Portal de Notícias do Grupo Globo), a do Jornal Nacional, a do R7 Notícias e a do El País Brasil. As materialidades analisadas foram publicadas na rede no período de março 2020 a março de 2021, momento em que circulavam sentidos de confronto entre o sujeito presidente e a OMS. Nossas análises levam a efeitos de sentido de que há um antagonismo entre os discursos que constituem o sujeito presidente e a OMS. Assim, a imagem do Jair Bolsonaro é construída, no Facebook, a partir de formações imaginárias que se distanciam das construções sócio-históricas para um presidente na formação discursiva governamental de esquerda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.