ESCRITORAS IBERO-AMERICANAS

IDENTIDADES E MEMÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20230042

Resumo

Este dossiê visa reunir trabalhos que analisem as relações entre história, identidade e memória na narrativa de autoria feminina, em especial da América Latina, observando como a escrita é utilizada como um meio para articular as vozes da periferia – dos excluídos por gênero, classe ou raça –, e, em particular, das mulheres como sujeitos próprios de seu discurso, tendo como base aquilo que Medeiros-Lichem (2006, p.15, tradução nossa) disserta em seu livro: “a causa primordial da voz da mulher na literatura latino-americana tem sido ampliar e redefinir a compreensão do desenvolvimento social e do papel da mulher no acercamento cultural à alteridade.

Biografia do Autor

Alexandra Santos Pinheiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Conclui pós-doutorado na Universidad de Jaén (2012-2013) e na Universidad de Salamanca (2018-2019). É professora titular da Universidade Federal de Dourados UFGD. Integra os grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Literários e Culturais – UFGD e Poéticas do Imaginário e Memória – Unioeste e Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade – UFGD. Também integrante do GT A mulher na Literatura e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ2.

Antonio Donizeti da Cruz , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor Associado (Pesquisador Sênior) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná; bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atua no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pós-Doutorado pela PUC-Rio (2008) e pela PUC-GO (2018). Doutorado em Letras pela UFRGS (2001). Membro dos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura (Unioeste); Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade (UFGD), e outros. Membro do GT – Teoria do Texto Poético, da ANPOLL.

Brigida M. Pastor , UNED-Ministerio de Universidades (España) - Swansea University (Reino Unido)

UNED-Ministerio de Universidades (España) - Swansea University (Reino Unido)

Encarnación Medina Arjona, Universidad de Jaén - Espanha

Profesora Titular de Universidad (Lenguas y Culturas Mediterráneas). Universidad de Jaén (España).  Catedrática de Filología Francesa de la Universidad de Jaén (España)
Doctora en Filología (Programa Filología Francesa) por la UNED (1996)
Licenciada en Filosofía y Letras, División de Filología (Sección de Filología Francesa) por la Universidad de Granada (1988)
Diplomada en Profesorado, especialidad Lengua Española e Idiomas Modernos (Francés) por la Universidad de Granada, Escuela Universitaria de Profesorado de Jaén (1983)  

Downloads

Publicado

18-12-2024

Como Citar

SANTOS PINHEIRO, A.; DONIZETI DA CRUZ , A.; M. PASTOR , B.; MEDINA ARJONA, E. ESCRITORAS IBERO-AMERICANAS: IDENTIDADES E MEMÓRIAS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 25, n. 59, 2024. DOI: 10.5935/1981-4755.20230042. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34647. Acesso em: 25 mar. 2025.