DESLOCAMENTOS NO ENSINO DE OBJETOS A PRÁTICAS; DE PRÁTICAS A OBJETOS
Palavras-chave:
Produto do Pensamento, Ensino de objetos, PráticasResumo
Neste texto discuto, na forma de contraposição, dois movimentos em sentido contrário do processo de ensino de língua materna: de um lado aquele que focaliza o produto do pensamento objetivante sobre a linguagem, fundando o processo de ensino no desenvolvimento da capacidade de reconhecer estruturas linguísticas de diferentes níveis, que podem ir do reconhecimento do gênero discursivo a unidades mínimas significativas apenas no interior da estrutura (fonemas) ou fazendo o caminho inverso das unidades mínimas aos níveis mais elevados; de outro lado, aquele que aposta nas práticas linguageiras, incluindo entre elas reflexões intuitivas sobre os recursos expressivos da língua, entre os quais se encontram os gêneros discursivos, mas que não tem por objetivo o reconhecimento do produto da atividade científica objetivante.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GERALDI, J. W. DESLOCAMENTOS NO ENSINO DE OBJETOS A PRÁTICAS; DE PRÁTICAS A OBJETOS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5510. Acesso em: 3 out. 2024.
Edição
Seção
Linguagem e Ensino
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