VOZES DE ALUNOS E ALUNAS ACERCA DE IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO NA ESCOLA: IMPRESSÕES SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA
Agências de fomento
Palavras-chave:
Gênero, Percepções de alunos e alunas, Material didático.Resumo
Este trabalho intenta refletir a respeito das impressões de adolescentes de dois 9º anos, em duas escolas públicas da cidade de Cascavel no Paraná, a respeito das identidades sociais de gênero nos materiais didáticos de língua inglesa. Estas reflexões fazem parte de uma pesquisa de campo que teve uma maior abrangência. Desta maneira, as reflexões se concentraram em algumas falas de alunos e alunas. Para que fosse possível refletir a respeito das identidades sociais desses alunos e alunas nos valemos de referenciais teóricos que versam a respeito de identidades sociais, identidades de gênero, formação de professores: Moita Lopes (2002), Auad (2003), Norton (2004), Woodward (2004), Norton e Pavlenko (2004), Ferreira (2006), Louro (2008), Ferreira e Ferreira (2011), dentre outros. No que se refere à metodologia, nos valemos de uma pesquisa de campo qualitativa de cunho etnográfico, foram feitas entrevistas e utilizados questionários com os alunos e as alunas para entender as percepções dos mesmos sobre o material didático que utilizavam naquele momento, lembrando que no momento desta pesquisa o MEC (Ministério da Educação) ainda não distribuía os livros didáticos de língua inglesa, então os materiais eram compilados pelos professores das disciplinas. Os resultados demonstraram que as percepções destes adolescentes perpassam o material didático e inicia também discussões sobre gênero na vida destes alunos e alunas, nos contextos sociais aos quais se inserem cotidianamente. As percepções que envolvem estas questões muitas vezes parecemnaturalizadas por eles, por isso nem sempre perceptíveis pelos mesmos. As reflexões aqui realizadas possibilitaram entender a relação entre materiais de ensino e relações de gênero no ambiente escolar transcendem esse ambiente e são levadas para a vida em sociedade.Downloads
Publicado
15-09-2013
Como Citar
FERREIRA, S. A.; FERREIRA, A. de J. VOZES DE ALUNOS E ALUNAS ACERCA DE IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO NA ESCOLA: IMPRESSÕES SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 26, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6602. Acesso em: 14 out. 2024.
Edição
Seção
Estudos Linguísticos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.