VOZES DE ALUNOS E ALUNAS ACERCA DE IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO NA ESCOLA: IMPRESSÕES SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Susana Aparecida Ferreira
  • Aparecida de Jesus Ferreira
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gênero, Percepções de alunos e alunas, Material didático.

Resumo

Este trabalho intenta refletir a respeito das impressões de adolescentes de dois 9º anos, em duas escolas públicas da cidade de Cascavel no Paraná, a respeito das identidades sociais de gênero nos materiais didáticos de língua inglesa. Estas reflexões fazem parte de uma pesquisa de campo que teve uma maior abrangência. Desta maneira, as reflexões se concentraram em algumas falas de alunos e alunas. Para que fosse possível refletir a respeito das identidades sociais desses alunos e alunas nos valemos de referenciais teóricos que versam a respeito de identidades sociais, identidades de gênero, formação de professores: Moita Lopes (2002), Auad (2003), Norton (2004), Woodward (2004), Norton e Pavlenko (2004), Ferreira (2006), Louro (2008), Ferreira e Ferreira (2011), dentre outros. No que se refere à metodologia, nos valemos de uma pesquisa de campo qualitativa de cunho etnográfico, foram feitas entrevistas e utilizados questionários com os alunos e as alunas para entender as percepções dos mesmos sobre o material didático que utilizavam naquele momento, lembrando que no momento desta pesquisa o MEC (Ministério da Educação) ainda não distribuía os livros didáticos de língua inglesa, então os materiais eram compilados pelos professores das disciplinas. Os resultados demonstraram que as percepções destes adolescentes perpassam o material didático e inicia também discussões sobre gênero na vida destes alunos e alunas, nos contextos sociais aos quais se inserem cotidianamente. As percepções que envolvem estas questões muitas vezes parecemnaturalizadas por eles, por isso nem sempre perceptíveis pelos mesmos. As reflexões aqui realizadas possibilitaram entender a relação entre materiais de ensino e relações de gênero no ambiente escolar transcendem esse ambiente e são levadas para a vida em sociedade.

Downloads

Publicado

15-09-2013

Como Citar

FERREIRA, S. A.; FERREIRA, A. de J. VOZES DE ALUNOS E ALUNAS ACERCA DE IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO NA ESCOLA: IMPRESSÕES SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 26, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6602. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos