PROBLEMAS RELATIVOS À DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA E O ENSINO DO ESPANHOL

Autores

  • Carlos Felipe da Conceição Pinto
  • Maria do Carmo Silva

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v6i11.876

Resumo

Tendo em vista o grande crescimento da procura do espanhol como língua estrangeira, de seu interesse como língua de comércio e políticas para sua difusão, este trabalho tem a finalidade de discutir a questão da diversidade lingüística do espanhol e as implicações que esta causa no ensino da língua. Ou seja, apesar de ser uma língua que apresenta um alto índice de comunicabilidade, encontramos características (sejam morfossintáticas, fonético-fonológicas, semânticas ou pragmáticas) específicas de cada zona lingüística, fenômeno chamado pelos Hispanistas de “unidade na diversidade”. Portanto, questionar-se-á que variedade lingüística deve ser adotada no momento do ensino e qual a finalidade dessa adoção. Também discutir-se-á o interesse do aluno por determinada variedade lingüística e a questão do español estándar, como foi proposto por Lope Blanch, no II Congreso Internacional de la Lengua, em Valladolid, Espanha (2001), contrapondo-a com outras opiniões, como a de Drago (2006), que diz respeito ao ensino da diversidade sem espanhol neutro.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

PINTO, C. F. da C.; SILVA, M. do C. PROBLEMAS RELATIVOS À DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA E O ENSINO DO ESPANHOL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 123–136, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v6i11.876. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/876. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos