Uma experiência de produção de videoaula experimental em aulas de Química
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.1.22069Palavras-chave:
Ensino de Química, Produção de Vídeo, Videoaula experimental, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).Resumo
Resumo: : A utilização dos telefones celulares em sala de aula com fins pedagógicos é crescente. Neste sentido, a produção de vídeos ganha espaço como ferramenta de ensino ao possibilitar aprendizagem significativa a partir do envolvimento e interesse dos alunos. Assim, este relato visa apresentar uma experiência com a utilização de videoaulas experimentais produzidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Londrina-PR. A produção da videoaula experimental foi baseada em um roteiro elaborado pelos alunos e a coleta de dados foi feita por meio dos vídeos produzidos e de questionário aplicado antes e depois da atividade. A partir da análise dos questionários e vídeos produzidos, podemos inferir que a produção de uma videoaula experimental tem grande efetividade ao facilitar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitar as diferentes formas de expressão do aluno, bem como promover a autonomia e protagonismo estudantil.
Palavras-chave: Ensino de Química; Produção de Vídeo; Videoaula experimental; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
An experience of experimental videoaula production in Chemitry classrooms
Abstract: : The use of cell phones in the classroom for educational purposes is increasing. Video lessons production gains space as a teaching tool by enabling meaningful learning from the involvement and interest of the students. Thus, it aims to present an experience with experimental video lessons produced by students of the 3rd year of high school in a public school in Londrina-PR. To this end, a theoretical class of concepts was developed and, in sequence, the production of the. The experimental video lessons production was based on a script prepared by the students and the data collection was done through videos produced and some questions were applied before and after the activity. From the analysis of the questionnaires and videos produced, we can infer that the production of experimental video lessons had great effectiveness in facilitating the teaching-learning process, enabling different forms of student expression, as well as promoting student autonomy and protagonism.
Keywords: Chemistry teaching; Video production; Experimental video lessons; Information and communication technology.
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