Os princípios pedagógicos da Educação do Campo e o ensino de Física

uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações

Autores

Palavras-chave:

Educação no campo, Ensino de Ciências, Formação docente

Resumo

A Educação do Campo é um paradigma construído para atender os interesses dos trabalhadores do campo, com desdobramentos nas diversas áreas do conhecimento escolar, dentre elas, a Física. Contém princípios pedagógicos que consideram o papel da escola na emancipação e na valorização dos diferentes saberes, vinculado à realidade dos sujeitos do campo. Eles também contemplam os diferentes espaços e tempos de formação, o desenvolvimento sustentável e a articulação com os sistemas de ensino. O objetivo deste trabalho é discutir como são inseridos os princípios da Educação do Campo na produção acadêmica em teses e dissertações que tratam do ensino de Física no contexto campesino. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, referente ao período de 1998 a 2022, resultando em sete trabalhos para análise. A presença dos princípios pedagógicos da Educação do Campo na produção analisada é tímida e indireta, já que os autores não fizeram menção explícita a eles. Dois princípios não foram encontrados em nenhum dos trabalhos elencados: o terceiro, sobre os espaços e tempos de formação dos sujeitos da aprendizagem; e o quinto, da educação como estratégia para o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jackeline dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensno de Ciências, da UFPI, em Picos, PI, Brasil.

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui Graduação em Física pela UFU. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeado para a função de Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (área Ciências da Natureza) para o período de outubro de 2019 a outubro de 2021. Ministra atualmente o Curso de Nivelamento de Física no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e é professor no Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. É líder do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física em Contexto (PEFICO) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Educação do Campo. Está envolvido em pesquisas sobre ensino e formação de professores em Ciências e em Física.

Referências

ALENCAR, M. F. S. Princípios Pedagógicos da Educação do Campo: caminho para o fortalecimento da escola do campo. Ciência & Trópico, Recife, v. 39, n. 2, p. 41-72. 2015.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

BARBOSA, R. G. O Ensino da Física na Educação do Campo: descolonizadora, instrumentalizadora e participativa. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 3, n. 1, p. 177-203. 2018.

BIZERRA, L. F. F. Práticas Pedagógicas: aproximações dos princípios da Educação do Campo na Escola Vovó Vina, em Santa Rita-PB. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo. Referências para uma política nacional de Educação do Campo. Caderno de Subsídios. Brasília, DF: MEC, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 02/2008. Diretrizes Complementares, Normas e Princípios para o Desenvolvimento de Políticas Públicas de Atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF: MEC/CNE, 2008.

BRICK, E. M. et al. Paulo Freire: interfaces entre Ensino de Ciências Naturais e Educação do Campo. In: MOLINA, M. C. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014.

CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CARVALHO, A. et al. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Física Básica: Um estudo de caso com simuladores virtuais em uma escola de ensino público estadual. Revista Novas Tecnologias na Educação - RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 263-272. 2019.

CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 3. ed. Columbus, Ohio, U.S.A.: Pearson, 2008.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, A. J.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DIAS, F. F.; LEONEL, A. A. Escolas do campo: um olhar sobre a legislação e práticas implementadas no ensino de física. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, e2874. 2018.

FORTUNATO, I.; LAFRANCO, A. C. P. M. Educação do Campo e o ensino de Física: um mapeamento de teses e dissertações. Periferia, Duque de Caxias, v. 13, n. 1, p. 243-258. 2021.

KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Educação do campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002.

LIMA, D.F. et al. Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 9, n. 9, p. 159-174. 2022.

MORAES, J. U. P.; ARAÚJO, M. S. T. O ensino de Física e o enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.

RODITI, I. Dicionário Houaiss de Física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

RODRIGUES, J. L.; VALDANHA NETO, D. A etnomatemática dos tropeiros e suas tecnologias: um jacar de elementos para a educação matemática do campo. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 6, n. 1, p. 80-94. 2022.

SANTOS, J. N. et al. Uma revisão sistemática sobre a presença das tecnologias digitais frente às problemáticas do ensino e da aprendizagem do cálculo no ensino superior. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 6, n. 1, p. 110-132. 2022.

SILVA, A. L. S.; ROCHA, L. F. A Educação do Campo nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (1999-2019). Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. 326-338. 2020.

SOUZA, M. A. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.

Downloads

Publicado

26-08-2022

Como Citar

OLIVEIRA, M. J. dos S. .; SILVA, A. L. dos S. Os princípios pedagógicos da Educação do Campo e o ensino de Física: uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 217–234, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29238. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa