JUSTIÇA OU MOTIVAÇÃO AFETIVA: A CONSTITUIÇÃO DUPLA DOS PERSONAGENS DE RUBEM FONSECA

Autores

  • Antonio Rediver Guizzo Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) / Professor https://orcid.org/0000-0002-6583-8205
  • Maíra Soalheiro Grade Faculdade Educacional de Medianeira (UDC)/ Professora

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.23456
Agências de fomento

Palavras-chave:

Rubem Fonseca, Ética Marginal, Representações da violência

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar as representações da violência em Rubem Fonseca. Mais especificamente, visamos à análise das configurações estéticas de três narradores-protagonistas masculinos: o Cobrador, personagem do conto “O Cobrador”,  publicado em livro homônimo em 1979; o Ciclista, personagem do conto da “O Ciclista”, publicado na obra Amálgama em 2013; e Seu José, personagem dos contos “O morcego, o mico e o velho que não era corcunda” e “O morcego, o mico e o velho que não era corcunda – parte II”, ambos publicados na obra Calibre 22 em 2017. Nestes contos, observamos que Rubem Fonseca realiza três alterações composicionais na narrativa policial clássica: a inversão do foco narrativo do detetive para o agente dos atos violentos; a mudança do eixo temático da resolução do crime para a realização do crime; e a reestruturação do enredo da distribuição fragmentada de evidências para a apresentação das motivações do criminoso. Nesta proposta estética, pontuamos que os personagens são constituídos a partir de uma dupla estrutura: através do discurso, expõe suas justificativas a partir de um ideal de justiça “compartilhado”; no entanto, por meio das ações e nas entrelinhas deste mesmo discurso, revelam uma lógica individualista e as motivações afetivas de suas condutas.

Biografia do Autor

Antonio Rediver Guizzo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) / Professor

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2003), pós-graduado em Lingua Portuguesa e Literatura pela Faculdade do Iguaçu (2006), pós-graduado em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013), mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), doutor em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Professor no curso de graduação Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE). Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em em Literatura Comparada (PPGLC). Líder do grupo de pesquisa ?Imaginários Latino-Americanos? (ILA) que objetiva articular investigações voltadas à compreensão dos imaginários manifestos nas artes latino-americanas. Coordenador do projeto de extensão ?Ciclo de Literatura Latino-Americana Comparada? que promove a realização de palestras sobre temas relacionados à Literatura Latino-Americana. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa ?Imaginários da Violência na Literatura Latino-Americana Contemporânea? que objetiva investigar as configurações estéticas da violência em obras literárias latino-americanas contemporâneas e as relações com os contextos socioculturais e históricos em que são produzidas e/ou que representam.

Maíra Soalheiro Grade, Faculdade Educacional de Medianeira (UDC)/ Professora

Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), Pós-Graduada Lato Sensu em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2011) e Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2019). Atualmente é analista judiciária junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, Professora do Curso de Direito da Faculdade Educacional de Medianeira (UDC Medianeira) e Presidente do Comitê Municipal de Combate às Violências do Município de Santa Helena/PR.

Downloads

Publicado

31-01-2020

Como Citar

GUIZZO, A. R.; GRADE, M. S. JUSTIÇA OU MOTIVAÇÃO AFETIVA: A CONSTITUIÇÃO DUPLA DOS PERSONAGENS DE RUBEM FONSECA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 122–135, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v15i26.23456. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/23456. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA