O CORTIÇO: REPRESENTAÇÕES LGBT E NÃO-HETERONORMATIVAS

Autores

  • Lais Cruz University of Georgia
  • Isabella Jeremias University of Georgia
  • Laura Vieira University of Georgia

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i30.28062

Palavras-chave:

representação LGBT, O Cortiço, heteronormatividade, olhar masculino

Resumo


O naturalismo foi o primeiro movimento que abriu espaço para uma incipiente representação LGBT na literatura brasileira; mais especificamente, O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, é um clássico romance de crítica social do século XIX que apresenta uma gama de personagens homoafetivos e não-heteronormativos: Pombinha, Léonie, Albino e Leandra. Esse trabalho pretende analisar a construção destes personagens pelo autor, avaliando a forma como suas características físicas e comportamentais são apresentadas; seus papeis social dentro do microuniverso da narrativa; a natureza de suas relações sexuais e amorosas; a correspondência dessas representações com a realidade de pessoas LGBTs, especialmente de gênero feminino; e os reflexos do olhar masculino (male gaze) na construção destes tipos sociais a partir da premissa do olhar científico realista. Pretende-se, ainda, observar brevemente como a demonstração de poder de personagens femininas não-heteronormativas foi retratada e sua associação estereotípica à sexualidade delas.      

Biografia do Autor

Lais Cruz, University of Georgia

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo. Mestranda em Romance Languages pela University of Georgia.

Isabella Jeremias, University of Georgia

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestra em Romance Languages pela University of Georgia.

Laura Vieira, University of Georgia

Graduada em Bacharelado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Mestra em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Romance Languages pela University of Georgia.

Downloads

Publicado

01-02-2022

Como Citar

CRUZ, L.; JEREMIAS, I.; VIEIRA, L. O CORTIÇO: REPRESENTAÇÕES LGBT E NÃO-HETERONORMATIVAS. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 09–23, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v17i30.28062. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28062. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ: FEMINISMOS E LITERATURAS