The domestic work of the female character in the short story “Velas. Por quem?”, by Maria Lúcia Medeiros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i35.32723

Abstract

This study aims to analyze the domestic work of the female character described in the short story "Velas. Por quem?" by the Pará-born writer Maria Lúcia Medeiros. The focus is to bring, from the narrative discourse about the protagonist's history and her toil as a domestic worker, a historical debate about some issues related to domestic labor performed by female subjects in other people's households. The collected data indicate that, in "Velas. Por quem?", the main character experienced, in the house where she came to live and work as a domestic worker, a work condition analogous to slavery. This involved episodes of domesticity, humiliations, physical violence, exhausting work hours, privations, lack of salary, and even sexual abuse.

Author Biographies

Guthemberg Nery, Universidade Federal do Pará

Realizando Estágio Pós-Doutoral em Educação através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará, integrado a linha de Educação, Cultura e Sociedade. Doutor em Educação através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará, integrado a linha de Educação, Cultura e Sociedade. Mestre em Educação através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), integrado a linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Participa como membro e pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação e Infância na Amazônia (GEPHEIA) e do Núcleo de Pesquisa Cultura e Memória Amazônicas (CUMA). Em seu currículo Lattes o termo mais frequente na contextualização da produção científica é a História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: discursos orais e literários da Educação, da Infância e da Mulher paraense do século XX (1910-1960). É membro e pesquisador da Associação de Pós-graduação em Educação (ANPED) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Tem experiência docente na Educação Básica, como professor de Ensino Fundamental I, na rede privada de Educação. Tem experiência docente no Ensino Superior, como estagiário na disciplina "Infância, Cultura e Educação", do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Atua na Escola São Pio X, como professor de Ensino Fundamental I, na rede pública de Educação.

Laura Maria Silva Araújo Alves, Universidade Federal do Pará

Psicologia, professora Associada IV da Universidade Federal do Pará e pesquisadora de História da Infância na Amazônia paraense no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Publicou artigos sobre a infância no Pará e a política higienista em Belém do Pará nos cuidados da criança dos séculos XIX e XX. Orientação trabalhos acadêmicos de mestrado e doutorado no campo da história da infância, das Instituições Educativas e práticas culturais relacionadas às políticas higienistas e sanitaristas na Amazônia.

Lília Batista da Conceição, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras-Língua Portuguesa (UFPA) e Pedagogia (UFPA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (FACIBRA) e Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Neuropsicopedagogia (UFPA). Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia com ênfase em Leitura e Tradução Cultural (UFPA). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPA). Integrante do Grupo de Estudos de Literatura Comparada do Nordeste Paraense-GELCONPE.

Published

03-09-2024

How to Cite

NERY, G.; ALVES, L. M. S. A.; CONCEIÇÃO, L. B. da. The domestic work of the female character in the short story “Velas. Por quem?”, by Maria Lúcia Medeiros. Journal of Literature, History and Memory, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 1–15, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v20i35.32723. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/32723. Acesso em: 6 jun. 2025.

Issue

Section

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA