(Re)significação ou reatualização de leituras: Medeia do teatro para o cinema
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4428Palavras-chave:
teatro trágico antigo, narrativa fílmica, linguagens, intertexto.Resumo
Por meio da representação mimética, a literatura, o teatro, o cinema, assim como a arte em geral, influenciam e são influenciados pelo meio social, e historicamente delimitável, ao qual estão inseridos, numa relação dialética e altamente complexa, tendo o poder de revitalizarem-se nos processos de re-leituras ao longo do tempo. Este condicionamento social, todavia, está relacionado não somente ao conteúdo temático da obra, mas também a seu arranjo estrutural. Assim, tal como a tragédia antiga, inserida no contexto da Grécia helênica, o drama trágico contemporâneo e o cinema compõem-se remetendo à conjuntura social do seu tempo, sendo parte integrante do arcabouço histórico-cultural que representará a memória e constituirá a identidade da sociedade na qual emerge. Nesse sentido, o presente texto tem por intuito desenvolver reflexões sobre a transposição da linguagem do teatro grego para a linguagem fílmica, observando-se como se dá o processo de tradução de Medeia (431 a.C), de Eurípides, no filme “Medeia” (1970), de Pier Paolo Pasolini, atentando para como as características particulares de cada gênero que permeiam a composição das obras, sobretudo, no que diz respeito à construção da personagem protagonista.Downloads
Publicado
26-11-2010
Como Citar
LEITES JR., P.; LEITES, W. R.; KAMINSKI ALVES, L. (Re)significação ou reatualização de leituras: Medeia do teatro para o cinema. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 6, n. 7, p. p. 121–133, 2010. DOI: 10.48075/rlhm.v6i7.4428. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/4428. Acesso em: 20 out. 2024.
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