QUASE SERES HUMANOS: UMA ANÁLISE DO CONTO “COISAS”, DE SARAMAGO

Autores

  • Wellington Fioruci

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v9i13.7861

Palavras-chave:

Objecto quase, José Saramago, narrativa fantástica, narrativa político-alegórica, literatura contemporânea.

Resumo


Publicado em 1978, o livro de contos Objecto quase, de José Saramago, está formado por seis narrativas com acentuado tom político e alegórico, traço emblemático da poética desse autor português. Nesse sentido, é possível estabelecer três grandes eixos temáticos sob os quais se estrutura a obra, sendo eles a ficção política, o texto lírico e a ficção social. O presente artigo pretende focar sua análise no quarto conto, intitulado “Coisas”, que vem a compor o terceiro eixo temático já citado. A escolha deste conto se deve à sua construção tão singular quanto representativa da literatura saramaguiana. Singular na medida em que cria um espaço surreal, no qual objetos e pessoas vão assumindo funções atípicas, a ponto de haver a inversão de papéis entre ambos. A despersonalização humana e a inusitada humanização dos objetos demonstram, por conseguinte, a crítica do autor em relação à sociedade consumista contemporânea. 

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Publicado

06-04-2014

Como Citar

FIORUCI, W. QUASE SERES HUMANOS: UMA ANÁLISE DO CONTO “COISAS”, DE SARAMAGO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 9, n. 13, 2014. DOI: 10.48075/rlhm.v9i13.7861. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/7861. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ DIÁLOGOS TRANSATLÂNTICOS: INTER-RELAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL