Positivismo, política e educação: notas acerca do pensamento político comtiano

Autores

  • Gilmar Henrique da Conceição

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v5i9.1249

Palavras-chave:

Política, Positivismo, Partido, Estado, Revolução.

Resumo

Este artigo busca fazer uma aproximação preliminar entre os aspectos político-educativos do positivismo. Nossa análise está circunscrita ao pensamento de Augusto Comte em suas relações
com o contexto econômico-social do capitalismo do século XIX e algumas idéias emergentes do socialismo. Pensar é função da vida e, nesse sentido, está vinculado à economia (isto é, às condições materiais de sobrevivência), à política (entendida como convivência social) e à educação (processo pelo qual a humanidade forma a si mesma a partir de determinadas concepções). Em sua “Teoria do Estado”, Comte fez a consagração da propriedade privada subordinada às necessidades sociais como algo inerente à ordem social, compreendendo que a sociedade moderna é eminentemente industrial e foi enfático na rejeição do marxismo. Comte queria retificar o capitalismo e não destruí-lo.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA CONCEIÇÃO, G. H. Positivismo, política e educação: notas acerca do pensamento político comtiano. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 43–56, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i9.1249. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1249. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Positivismo