Algumas representações de ciência na BNCC – Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza

Autores

  • Rosana Franzen Leite
  • Olga Maria Schimidt Ritter

Palavras-chave:

documentos oficiais, representações de ciência, papel da experimentação, propostas de ensino.

Resumo


neste texto discutimos sobre as representações de Ciência e a relação com as representações de experimentação que a BNCC apresenta na área de Ciências da Natureza, analisando-se principalmente as componentes de Ciências, do Ensino Fundamental, e Química, do Ensino Médio. Discutimos à luz de referenciais renomados da área de ensino de Ciências, e indicamos alguns pontos do documento que são por nós, avaliados como mais representativos. Consideramos que o texto apresenta muitas ideias simplistas de Ciência e como o trabalho científico se realiza, se constrói, se modifica e principalmente, como influencia e influenciado pela sociedade, e que dessa forma, o ensino dos conhecimentos relativos a esta área podem ser seguramente influenciados.

Downloads

Publicado

06-09-2017

Como Citar

LEITE, R. F.; RITTER, O. M. S. Algumas representações de ciência na BNCC – Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 1–7, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/15801. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Dossiê: Base Nacional Comum Curricular