METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONTEÚDO PARA CHATBOT

Autores

  • Kathia Marise Sales Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Carlos Henrique de Macedo Universidade do Estado da Bahia - Uneb
  • Jader Magalhaes de Albuquerque Universidade do Estado da Bahia - Uneb

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23501
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino Superior, Prática Pedagógica, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

Apresenta pesquisa desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC /Departamento de Educação – DEDC - CAMPUS I. Esta pesquisa abordou a implementação e análise de um caminho metodológico fundamentado nas metodologias ativas para a construção de conteúdo de forma colaborativa, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC. O lócus da pesquisa foi uma turma do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, na disciplina de Auditoria Privada.  A inadequação dos métodos tradicionais tão comuns na Universidade, a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC no cotidiano de construção do conhecimento na contemporaneidade, a necessidade e o desejo do pesquisador em inovar os métodos e maneiras praticados atualmente no lócus da pesquisa, com a proposta de melhorar o processo de aprendizagem na Educação Superior, estimularam e incentivaram o estudo apresentado. Para viabilizar esse estudo foi utilizada uma abordagem de pesquisa participante na perspectiva qualitativa, desenvolvendo uma descrição analítica e reflexiva sobre a experiência de intervenção pedagógica vivenciada. Fundado especialmente nos teóricos Moran (1995, 2013), Lévy (2011), Rezende (2017) e Bergmann (2018), esse texto apresenta fundamentação teórica, caminho metodológico e resultados da referida pesquisa. As conclusões da investigação apontam para uma boa aceitação da prática pedagógica fundada nas Metodologias Ativas e incremento na participação dos discentes, culminando com a construção de conteúdo para a ferramenta chatbot (robô de conversação) e sistematização de uma proposição didática de formação em ciências sociais no ensino superior.

Biografia do Autor

Kathia Marise Sales, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada (1989)em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador , Mestre(2002) na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora (2013) em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC, (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC) . Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com vínculo efetivo desde fevereiro/1996, tendo já desempenhado variadas atividades de ensino,pesquisa e extensão, bem como de gestão universitária nesta Universidade, incluindo a de Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil - UAB e de Pró-Reitora de Ensino de Graduação (02/2015 a 02/2018). Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação - GESTEC/UNEB, desde fev/2014. Em dezembro de 2018 foi credenciada como Professora Colaboradora do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC), vinculada à Linha "Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação". Tem experiência na área de Educação como docente, coordenadora, consultora, avaliadora e gestora em diversas instituições, tendo atuado no ensino público municipal e estadual, e desempenhado várias funções técnico-pedagógicas na Educação Básica, antes do ingresso na Universidade do Estado da Bahia / UNEB. Como pesquisadora seus temas de interesse são: TDICs e Educação: mediação e práticas pedagógicas; Educação on line; Construção e Difusão do Conhecimento, com foco na Cognição. 

Carlos Henrique de Macedo, Universidade do Estado da Bahia - Uneb

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Brasília- CEUB (1989). Pós-Graduado em Administração Financeira e Controladoria(2001), pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB e em Metodologia de Ensino, pelo IF/BA(2003). Mestrando em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação-GESTEC, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Tem experiência como: Coordenador do Curso de Ciências Contábeis - UNEB - Barreiras; Docente nos cursos de Graduação de Ciências Contábeis, em Barreiras e Salvador e de Agronomia, em-Barreiras ; Docente do curso de Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio, no curso de Agronomia da UNEB-Barreiras; Docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Barreiras; Proprietário de empresa de Auditoria Independente e Perícia Judicial (comum e federal) e Extra-Judicial; e outras experiências na área administrativa, financeira, contábil e patrimonial.

Jader Magalhaes de Albuquerque, Universidade do Estado da Bahia - Uneb

Possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa (1993), graduação em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia, lotado do Departamento de Ciências Humanas e colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Física. Professor da Uninassau. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão e Difusão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, projetos educacionais, processos organizacionais, ensino a distancia e software.

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

SALES, K. M.; DE MACEDO, C. H.; DE ALBUQUERQUE, J. M. METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONTEÚDO PARA CHATBOT. Temas & Matizes, [S. l.], v. 13, n. 24, 2020. DOI: 10.48075/rtm.v13i24.23501. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/23501. Acesso em: 29 mar. 2024.