PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NARRATIVAS FORMATIVAS COMPARTILHADAS POR DISCENTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Licenciatura em Química, Narrativas

Resumo


O objetivo da pesquisa consistiu em leituras e diálogos de relatórios de observações escritos por discentes em química durante o contexto do programa de residência pedagógica para verificar narrativas formativas compartilhadas. Na pesquisa qualitativa, participaram três residentes, integrantes de um Programa de Residência Pedagógica, curso de licenciatura em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Na coleta de dados, utilizou-se de relatórios individuais dos residentes, constituídos a partir de observações concretizadas em quatro turmas de terceiro ano do ensino médio, durante quatro visitas em um Colégio Estadual do município de Londrina. A técnica empregada foi à observação estruturada do tipo não participante, segundo Marconi e Lakatos (2010), e efetivadas a partir de caraterísticas do método etnográfico, conforme Mattos (2011). Os dados foram organizados e tratados a partir da narrativa, conforme Clandinin e Connelly (2011). Para isso, os participantes se reuniram com a docente orientadora, e após várias leituras e diálogos acerca das observações registradas nos relatórios, encontrou-se um total de seis narrativas compartilhadas que contribuíram para o processo de formação inicial docente. Os resultados apresentados nas narrativas compartilhadas indicam que o programa de residência pedagógica possibilitou aos residentes vários processos formativos que compõe à formação inicial docente, como o conhecer a rotina da escola, a utilização de diferentes recursos pedagógicos e instrumentos avaliativos. E, sobretudo perceber a necessidade de replanejamento de aulas devido a imprevistos que podem ocorrer no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Andressa Algayer da Silva MORETTI, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus Bauru

Doutoranda em Educação para a Ciência (UNESP - campus Bauru). Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Bacharel em Engenharia Ambiental pela UTFPR e Licenciada em Química pela UTFPR.

Márcia Camilo Figueiredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR, campus Londrina

Doutora em Educação para a Ciência Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho (UNESP). Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina–Paraná.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

MORETTI, A. A. da S.; BAPTISTONE, G. F.; TOYAMA, K. S. F.; FIGUEIREDO, M. C. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NARRATIVAS FORMATIVAS COMPARTILHADAS POR DISCENTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Temas &amp; Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 155–171, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26386. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores