Caracterização das intenções das ações docentes em uma aula de ciências do Ensino Fundamental anos finais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.30959

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi caracterizar as ações e intenções reveladas por uma professora em uma aula de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais. Os dados compreendem dois momentos: gravações de aulas presenciais realizadas em 2019 e entrevistas realizadas em 2021. As análises referem-se a dois episódios da aula, os quais forneceram informações sobre as ações e os correspondentes objetivos da professora. Os resultados obtidos apontaram, no primeiro episódio analisado, as ações: Apresenta exemplos do cotidiano, Chama atenção, Escreve, Explica, Faz pergunta específica, Faz pergunta geradora e Gerencia a classe, as quais tinham como objetivo geral Ensinar por meio do Diálogo. No segundo episódio encontramos as seguintes ações: Chama atenção, Gerencia a classe e Utiliza o livro didático, com o objetivo Ensinar por meio do Livro. No geral os resultados revelam que em uma aula pode ocorrer uma grande variedade de ações diferentes, com algumas ações se repetindo, principalmente as relacionadas à gestão de classe

Biografia do Autor

Hemilyn Meneguete, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2023-atual). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2023). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Catuaí (2020). 

Marinez Passos, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). 

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

MENEGUETE, H.; PASSOS, M.; ARRUDA, S. Caracterização das intenções das ações docentes em uma aula de ciências do Ensino Fundamental anos finais. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 560–581, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.30959. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30959. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê