As estratégias modernas e o corpo consumidor: do produtor disciplinado ao colecionador de sensações

Autores

  • Alexsandro Araújo Oliveira
  • Ivan Marcelo Gomes

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v4i7.31

Resumo

RESUMO: O texto analisa as diferentes estratégias de ação presentes na modernidade e suas conexões com o corpo. A abordagem teórica desenvolvida apresenta como principal interlocutor Zygmunt Bauman. Para tal análise, optou-se pela utilização de conceitos como estratégias heterônomas, heteroautônomas e autônomas presentes na obra do referido autor, para a compreensão das mudanças na ação e nos significados vinculados ao corpo na modernidade. A argumentação desenvolvida aponta para a relação intrínseca entre as transformações atreladas a uma sociedade com ênfase no consumo e as mudanças corporais. PALAVRAS-CHAVE: Corpo; Modernidade; Consumo. The modern strategies and the consuming body: from the disciplined producer to the collector of sensations ABSTRACT: The text analyzes the different strategies of action in the modernity and its connections with body. Zygmunt Bauman is the main interlocutor. For such analysis concepts as heteronomous, heteroautonomous and autonomous strategies by Bauman were used toward an understanding of changes in the action and in the meanings of body in modernity. The developed argument points out an intrinsic relation between the transformations linked to a society whose emphasis is in the consumption and corporal changes. KEYWORDS: Body; Modernity; Consumption.

Downloads

Publicado

28-08-2007

Como Citar

OLIVEIRA, A. A.; GOMES, I. M. As estratégias modernas e o corpo consumidor: do produtor disciplinado ao colecionador de sensações. Temas & Matizes, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 41–50, 2007. DOI: 10.48075/rtm.v4i7.31. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Corpo e Cultura