Chapeuzinho Vermelho sob o olhar do Ensino de Ciências: contribuições para a alfabetização científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32022

Palavras-chave:

Alfabetização científica; Anos iniciais; Literatura infantil.

Resumo

A alfabetização científica nos anos iniciais auxilia o aluno a compreender melhor o mundo podendo ser inserida em ambiente educativo por meio da literatura infantil. O objetivo desta pesquisa foi identificar indicadores de Alfabetização Científica nas falas de crianças nas rodas de conversas relacionadas à contação da história da Chapeuzinho Vermelho e investigar o estereótipo do personagem lobo. O estudo é de abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa exploratória, estudo de caso, e classificação dos indicadores de Alfabetização Científica. Os resultados demonstraram que as crianças apresentam concepções relacionadas ao personagem lobo fortemente influenciadas pela história da Chapeuzinho Vermelho. Ademais fazem distinção entre o mundo fictício e o real, embora a maioria não separa o animal lobo do personagem, caracterizando todos como perigosos. Como indicadores de alfabetização científica é possível perceber que elas misturam nas falas o mundo real e o imaginário e os estereótipos interferem em seus argumentos explicativos e justificativas sobre comparar o lobo personagem com o lobo animal. Dessa forma, o professor pode valer-se dessas discussões em sala de aula no sentido de promover a conscientização e a valorização de animais da fauna oportunizando a alfabetização científica.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

BREUNIG , E. T.; RICHTER, L.; GOLDSCHMIDT, A. I. Chapeuzinho Vermelho sob o olhar do Ensino de Ciências: contribuições para a alfabetização científica. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 169–188, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32022. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê