O EVOLUCIONISMO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DA BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v8i15.3904Palavras-chave:
Darwin, Ensino de Biologia, Evolucionismo.Resumo
Partindo da existência de distorções no que diz respeito à compreensão do evolucionismo, o objetivo deste artigo é o de apresentar a ideia de que uma das razões da distorção das ideias evolucionistas se localiza na falta de percepção a respeito da amplitude do evolucionismo. Para cumprir este objetivo apresentamos, na primeira seção, o significado da distorção na deficiência do ensino da teoria da evolução biológica, assim como o aparecimento da mesma. Em seguida apresentaremos uma defesa historiográfico-filosófica da concepção de que o evolucionismo deve ser compreendido não como uma teoria específica, mas como um princípio organizador da Biologia.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ZAMBERLAN, E. S. J.; SILVA, M. R. da. O EVOLUCIONISMO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DA BIOLOGIA. Temas & Matizes, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p.27–41, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v8i15.3904. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/3904. Acesso em: 7 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Darwinismo e Filosofia
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.