A SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR: INDICADORES E ÍNDICES ECONÔMICOS E SOCIAIS DE AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v22i44.12931Palavras-chave:
Agricultura familiar, Multidimensionalidade, Sustentabilidade, Formas de organização produtivas.Resumo
O objetivo central deste artigo é avaliar a sustentabilidade da agricultura familiar, por meio da proposição de indicadores e índices relativos às dimensões econômica e social envolvendo diferentes formas de organização produtivas, vistas a partir de contextos locais. A análise multidimensional permitiu captar tanto os fenômenos internos quanto os externos que interferem na sustentabilidade das propriedades de agricultura familiar pesquisadas. As especificidades e generalidades ficaram explicitas nos indicadores propostos e avaliados. O modelo utilizado demonstrou que teve a sensibilidade na apresentação dos seus parâmetros para captar, de certa forma, as idiossincrasias de cada propriedade nas diferentes formas de organização produtivas. Isso permite que se possa olhar a questão da sustentabilidade de forma individual, como também em contextos localizados para o conjunto das propriedades agrícolas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.