Saúde, doença e religiosidade na perspectiva de benzedeiras que atuam na Região Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina
Resumo
Resumo: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de compreender de que forma benzedeiras que residem e atuam em municípios da região extremo oeste do Estado de Santa Catarina organizam os rituais de cura e relacionam as condições de saúde e adoecimento à crença/prática religiosa. Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas individuais e do uso da técnica da observação participante. Foram efetuadas visitas aos espaços onde os rituais são efetuados, para identificar instrumentos, cânticos, orações e plantas que estruturam o ofício do benzer. Em linhas gerais, os resultados deste estudo evidenciam que as condições de saúde e doença são interpretadas pelas benzedeiras sob ângulos plurais, privilegiando-se as conexões entre corpo-mente e sujeito-meio ambiente. A sua relevância para as ciências sociais se evidencia na medida em que contribui para aprofundar a reflexão a respeito das práticas populares de cura, lançando luz ao contexto onde elas se desenvolvem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.