Trabalho de campo em regiões de fronteira: um relato a partir da experiência na “Pesquisa sobre Segurança Pública nos Municípios de Fronteira” – Ministério da Justiça/ENAFRON
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v25i50.21188Palavras-chave:
Fronteiras, Segurança pública, Pesquisa de campo, ENAFRON.Resumo
Diante da lacuna de informações qualificadas sobre as dinâmicas de criminalidade locais e as especificidades sociais, econômicas e culturais das regiões de fronteiras no Brasil, foi realizada em 2013 uma extensa pesquisa sobre “Segurança Pública nos Municípios de Fronteira”. Encomendada pelo Ministério da Justiça dentro do Programa ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), o diagnóstico cobriu os 588 municípios brasileiros localizados na faixa de fronteira e os levantamentos foram realizados com base em dados secundários, com survey para uma amostra de 178 municípios e trabalho de campo qualitativo em 55 municípios. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de campo vivenciada por dois membros de duas equipes distintas que participaram da pesquisa: da UNIOESTE e da UFGD. Entre algumas percepções dos pesquisadores, destacam-se o contraste entre realidades e dinâmicas fronteiriças, a desconfiança inicial dos moradores dos municípios de fronteiras e as situações inesperadas e não planejadas no trabalho de campo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.