Mulheres feministas e evangélicas: a construção racional de uma nova identidade a partir dos estudos de gênero e do acesso ao ensino superior

Autores

  • Milena Geisa Dos Santos Martins CRELIG

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v27i54.26653
Agências de fomento

Resumo

No presente artigo, busco mostrar a integração da inteligibilidade de racionalidades aparentemente inconciliáveis de mulheres que, ao unirem feminismo e religião, construíram, para si e perante os outros, novas identidades. Destaco ainda que os tensionamentos advindos do ativismo das evangélicas feministas refletem, de modo mais amplo, um campo de análises que complexifica os estereótipos do senso comum, que concebe as mulheres religiosas – particularmente as evangélicas – como submissas e dóceis. Objetivo interpretar o universo dessas mulheres a partir de entrevistas e de netnografias feitas em ambientes virtuais, utilizados por elas, na rede social Facebook, e elaborar um material que contribua para o fomento de novas racionalidades – tanto na academia quanto na sociedade – mediante o suporte de análises teóricas dos estudos de gênero e da religião.

Biografia do Autor

Milena Geisa Dos Santos Martins, CRELIG

Mestra em Ciências Sociais, com experiência em Pesquisa sobre Gênero, Religião e Ativismo Digital. Pesquisadora do CRELIG (Grupo de Pesquisa Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião).

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

MARTINS, M. G. D. S. Mulheres feministas e evangélicas: a construção racional de uma nova identidade a partir dos estudos de gênero e do acesso ao ensino superior. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 27, n. 54, p. 103–116, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v27i54.26653. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/26653. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos