Mulheres feministas e evangélicas: a construção racional de uma nova identidade a partir dos estudos de gênero e do acesso ao ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v27i54.26653Resumen
No presente artigo, busco mostrar a integração da inteligibilidade de racionalidades aparentemente inconciliáveis de mulheres que, ao unirem feminismo e religião, construíram, para si e perante os outros, novas identidades. Destaco ainda que os tensionamentos advindos do ativismo das evangélicas feministas refletem, de modo mais amplo, um campo de análises que complexifica os estereótipos do senso comum, que concebe as mulheres religiosas – particularmente as evangélicas – como submissas e dóceis. Objetivo interpretar o universo dessas mulheres a partir de entrevistas e de netnografias feitas em ambientes virtuais, utilizados por elas, na rede social Facebook, e elaborar um material que contribua para o fomento de novas racionalidades – tanto na academia quanto na sociedade – mediante o suporte de análises teóricas dos estudos de gênero e da religião.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.