As deputadas federais eleitas por São Paulo, em 2018, são feministas ou antifeministas?

Autores

  • Isadora Gonzaga Postingher Unioeste
  • Vania Sandeleia Vaz da Silva Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v27i54.26654
Agências de fomento

Palavras-chave:

Mulheres na política, Deputadas federais, Feminismo. Antifeminismo.

Resumo

As lutas feministas pelos direitos civis, políticos e sociais para as mulheres foram responsáveis por conquistas, tais como a possibilidade de se candidatar, votar e exercer cargos eletivos no legislativo e executivo de vários países considerados democráticos, principalmente no Ocidente. As reivindicações por igualdade geraram políticas afirmativas que implicaram a obrigação – por parte dos partidos políticos – de apresentarem candidatas mulheres nos pleitos para os legislativos. Entretanto, o fato de uma candidata ser “mulher” não garante que terá uma atuação feminista – na defesa de pautas históricas e fundamentais para as mulheres – caso seja eleita. Inclusive, algumas candidatas podem se valer de sua postura antifeminista para se elegerem. Isso pode ser ilustrado por meio da análise de algumas postagens no Twitter, nos discursos de quatro deputadas federais, eleitas pelo estado de São Paulo, nas eleições de 2018: Joice Hasselmann (PSL), Tabata Amaral (PDT), Kátia Sastre (PL) e Sâmia Bomfim (PSOL). Os posicionamentos das deputadas eleitas permitem afirmar que poderiam ser classificadas como feministas ou antifeministas? Para responder essa questão, escolhemos caracterizar o que seria um discurso feminista ou antifeminista por meio da elaboração de dois “tipos ideais” no sentido weberiano – enfatizando posições altamente polarizadas – de modo a permitir localizar os discursos das deputadas dentro de um espectro ideológico que inicia em um extremo antifeminismo e termina em um extremo feminismo, passando por duas posições intermediárias: antifeminismo brando e feminismo brando.

Biografia do Autor

Isadora Gonzaga Postingher, Unioeste

Graduada em Ciências Sociais (Unioeste, Campus de Toledo).

Vania Sandeleia Vaz da Silva, Unioeste

Graduada em Ciências Sociais (UFPR), Mestre e Doutora em Ciência Política (USP), professora no curso de Ciências Sociais na Unioeste, Campus de Toledo. 

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

POSTINGHER, I. G.; VAZ DA SILVA, V. S. As deputadas federais eleitas por São Paulo, em 2018, são feministas ou antifeministas?. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 27, n. 54, p. 117–132, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v27i54.26654. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/26654. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>