Uma leitura de Verdade e Política de Hannah Arendt: o contextualismo social altera o sentido da teoria política arendtiana?

Autores/as

  • Mariana da Silva Pereira Unioeste
  • Vania Sandeleia Vaz da Silva Graduada em Ciências Sociais (UFPR), Mestra e Doutora em Ciência Política (USP), professora no curso de Ciências Sociais na Unioeste, Campus de Toledo. E-mail:

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24528
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Contextualismo Social, Verdade e Política, Hannah Arendt, Ellen Meiksins Wood, Neal Wood.

Resumen

O contextualismo social – ou história social da Teoria Política – é um método de leitura e análise de textos que tem como intuito interpretar de forma mais substantiva e completa as ideias de teóricos da política, sendo esses compreendidos como “atores” políticos, engajados nos conflitos e problemas sociais da época e do lugar em que viveram. Tal abordagem metodológica parte da premissa de que não é possível compreender adequadamente o significado de um texto de Teoria Política sem considerar o seu contexto imediato de produção, considerando necessário somar, à análise textual, conhecimentos sobre a biografia, bem como dos aspectos políticos, econômicos e culturais da sociedade em que o autor viveu e escreveu. O presente trabalho consistiu na aplicação do referido método à leitura do ensaio “Verdade e Política” (1967) escrito por Hannah Arendt, procurando investigar se realizar a contextualização social da autora altera o entendimento a respeito do significado do texto. Em comparação com a abordagem normativa, ou textualista, de leitura de textos clássicos da Teoria Política, os resultados obtidos com essa pesquisa levaram a questionar a imprescindibilidade da contextualização social para uma interpretação adequada da mensagem contida nesse ensaio.

Biografía del autor/a

Mariana da Silva Pereira, Unioeste

Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais (UNIOESTE), mestranda em Filosofia Política (UNIOESTE). E-mail: mariisdp7890@gmail.com

Publicado

11-04-2020

Cómo citar

PEREIRA, M. da S.; VAZ DA SILVA, V. S. Uma leitura de Verdade e Política de Hannah Arendt: o contextualismo social altera o sentido da teoria política arendtiana?. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 151–168, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v26i52.24528. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/24528. Acesso em: 1 jun. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>