O Templo de Salomão na IURD no bairro do Brás:
o Israel Mítico na construção do lúdico ao sagrado
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo mostrar parte da etnografia realizada sobre o Templo de Salomão da IURD, destacando como são formadas as identidades religiosas no Templo e a construção da narrativa do Templo como “lugar para todos” a partir da figura do turista. Uso dados obtidos pela pesquisa bibliográfica, pela etnografia realizada no Templo de Salomão em São Paulo no ano de 2018 e a partir de entrevistas feitas em 2021. O Templo de Salomão trouxe transformações no bairro do Brás que moldaram o campo religioso do local, influindo também nas ofertas de cultos e serviços do Templo de Salomão. A arquitetura do Templo e as experiências para além do culto são construídas conjuntamente em referência aos elementos de Israel Mítico e Judaicos e possibilitam aos visitantes, aos membros e aos turistas/visitantes que ali vão experimentações religiosas, lúdico/turísticas e/ou conformação e constituição de identidades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.