A história se escreve na estrada. Notas de duas pesquisas em andamento a respeito de motociclismo, motocicletas e motociclistas

Autores

  • Antônio Pimentel Pontes Filho
  • Simone Cinti de Lima

Resumo

Resumo: Este artigo trata do presente momento de estudos de dois projetos de pesquisas distintos, feitos por cada um dos autores. Estes trabalhos são próximos tendo em vista serem complementares, posto que ambos têm como finalidade: levantar o maior número possível de informações a respeito do motociclismo na região oeste paranaense em um deles; e no outro, explorar mais a realidade do motociclismo paranaense, via alguns dos motoclubes e dos motociclistas existentes no Paraná, o que evidencia a ligação que possuem e a mútua contribuição que se fazem. Desta forma cada pesquisa parte de uma perspectiva diferente de como olhar seu objeto, ao mesmo tempo que este mesmo objeto é comum para ambos os trabalhos. Também, cabe ressaltar que, pelos pesquisadores se encontrarem em diferentes estágios profissional e de tempo trabalho com pesquisa, aquele que aborda o tema na região oeste paranaense, sendo uma primeira aproximação ao tema por parte da pesquisadora, possui muito mais um caráter exploratório de busca de fontes primárias e secundárias, de mapeamentos etc. Aqui são apresentados alguns dos dados já obtidos em nossos trabalhos, os quais partem da observação participante, do contato com integrantes de motoclubes, de conversas com mecânicos de motos, de conhecer, em parte, a cena custom, biker paranaense, como também da rotina dos levamentos de bibliografias e outras fontes de informação.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

PONTES FILHO, A. P.; LIMA, S. C. de . A história se escreve na estrada. Notas de duas pesquisas em andamento a respeito de motociclismo, motocicletas e motociclistas. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 87–96, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/29914. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos