Fragmentação nas Redes do Fórum Social Mundial: como se comporta o “evento global”?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v16i31.8761Palavras-chave:
Fórum Social Mundial. Análise de redes sociais (ANS). RedesResumo
Como parte do processo de construção de novas formas de organização dasociedade civil, as Redes na Internet tornaram-se um meio e uma metodologia utilizada paraa troca de experiências e de atividades entre organizações. Tal metodologia de trabalho temsido extensamente utilizada por ISMs (movimentos sociais via internet), redes de ONGs(organizações não-governamentais), etc. e na organização de grandes eventos do atualcenário político do qual fazem parte os atores antiglobalização, como é o caso do FSM(Fórum Social Mundial). A opção pelo uso das ações coordenadas por redes, no contexto doFSM, tem, contudo, gerado questionamentos a respeito do tipo de relação estabelecida emseu interior, e.g., o estabelecimento de hierarquias, e gerado preocupações acerca de umapossível fragmentação e conseguinte descaracterização do evento que se propõe ser global.Sendo assim, em um esforço preliminar e fazendo uso de metodologias utilizadas em ANS(análises de redes sociais), o presente artigo procura investigar as redes do FSM, observar aexistência ou não dessas novas relações e disputas, e pensar como tal fragmentação podeestar contribuindo para uma possível recaracterização desse evento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.