POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS: RESGATANDO ALGUMAS CONTROVÉRSIAS ENFRENTADAS NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990.

Autores

  • Preciliana Barreto de Morais
  • Rosendo Freitas de Amorim

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v18i35.9003

Palavras-chave:

Políticas Públicas, AIDS, Saúde, Campanhas de Prevenção.

Resumo

O presente estudo aborda como durante a década de 1980 e 1990 os incômodose controvérsias gerados na constatação da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)como doença e os conflitos entre os grupos profissionais responsáveis – médicos epublicitários - pela produção de saber, tratamento e divulgação da patologia, resultam emcampanhas que apresentam como marca enunciativa central elementos discursivos,simultâneos, de reconhecimento e interdição das práticas sexuais. Diante de tal dinâmica, ascampanhas de combate a AIDS assumem um caráter predominantemente informativo sobreo uso da camisinha. A idéia de prevenção é atenuada pela polissemia de mensagens eimagens e por uma apresentação padronizada do preservativo. Tal proposta resulta natransmissão de anúncios ambíguos, contraditórios e reducionistas, direcionados,prioritariamente, para o público heterossexual masculino, consolidando e questionando, aomesmo tempo, os comportamentos tradicionais de gênero e quase não se pronunciandosobre o público homossexual e bissexual. Esse direcionamento condiz com a lógica doimaginário social tradicional e compromete a própria divisão clássica, e ainda contemporânea,da Medicina sobre as orientações sexuais – hétero, homo e bissexual, reafirmando, claramente,antigos preconceitos. Diante deste quadro, as campanhas da AIDS transmitem uma informaçãoque exime o receptor, tanto de pensar a AIDS como uma doença epidêmica e grave, como dese prevenir contra ela.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MORAIS, P. B. de; AMORIM, R. F. de. POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS: RESGATANDO ALGUMAS CONTROVÉRSIAS ENFRENTADAS NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 95–114, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v18i35.9003. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/9003. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos