RECONVERSIONES DEL CONTROL SOCIAL EN EL CAMPO DE LA SALUD. UN RECORRIDO EN TORNO A LAS RELACIONES ENTRE ESTADO, MEDICINA OFICIAL Y ACTORES SOCIALES NO-BIOMÉDICOS EN ARGENTINA
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v19i37.9104Mots-clés :
Estado, Campo da Saúde, Biomedicina, Atores Sociais não-biomédicos.Résumé
O objetivo do trabalho visa refletir sobre a natureza histórica e socialmente situadado monopólio biomédico, focando em mostrar como esse monopólio é posta em causa apartir de algumas expressões da sociedade civil. Como um corte deste universo de estudo,o trabalho destaca uma série de relações entre três atores sociais que fazem a construção dosistema formal de saúde no país: 1) o Estado, 2) a medicina oficial, que estabelece-se comouma corporação (FREIDSON, 1970) capaz de influenciar as decisões e políticas governamentaise 3) os atores sociais localizados nas margens do espaço social da arte de curar, que constituemuma ameaça potencial vis-à-vis do monopólio da medicina oficial. Para sistematizar essasrelações, o artigo tem duas seções. Primeiro, realizamos um contexto histórico, procurandomostrar como delinea-se uma passagem no que respeita a atitude do Estado em relação àsabordagens médicas. Em segundo lugar, reconstruimos o horizonte da possibilidade dastransformações atuais no campo da saúde na ArgentinaTéléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.