RECONVERSIONES DEL CONTROL SOCIAL EN EL CAMPO DE LA SALUD. UN RECORRIDO EN TORNO A LAS RELACIONES ENTRE ESTADO, MEDICINA OFICIAL Y ACTORES SOCIALES NO-BIOMÉDICOS EN ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v19i37.9104Palabras clave:
Estado, Campo da Saúde, Biomedicina, Atores Sociais não-biomédicos.Resumen
O objetivo do trabalho visa refletir sobre a natureza histórica e socialmente situadado monopólio biomédico, focando em mostrar como esse monopólio é posta em causa apartir de algumas expressões da sociedade civil. Como um corte deste universo de estudo,o trabalho destaca uma série de relações entre três atores sociais que fazem a construção dosistema formal de saúde no país: 1) o Estado, 2) a medicina oficial, que estabelece-se comouma corporação (FREIDSON, 1970) capaz de influenciar as decisões e políticas governamentaise 3) os atores sociais localizados nas margens do espaço social da arte de curar, que constituemuma ameaça potencial vis-à-vis do monopólio da medicina oficial. Para sistematizar essasrelações, o artigo tem duas seções. Primeiro, realizamos um contexto histórico, procurandomostrar como delinea-se uma passagem no que respeita a atitude do Estado em relação àsabordagens médicas. Em segundo lugar, reconstruimos o horizonte da possibilidade dastransformações atuais no campo da saúde na ArgentinaDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.